Nossos Parceiros

Nós Wajãpi temos vários parceiros. Nosso principal parceiro é o Iepé. É uma equipe de assessores que trabalha conosco há muitos anos em todas as atividades do “Programa Wajãpi”. O Iepé também tem muitos parceiros, especialmente a Rainforest Foundation da Noruega / RFN. Outros parceiros importantes do Apina são a Fundação Nacional do Índio / FUNAI, o Poema da Alemanha, o PDPI / MMA, o Parque Nacional das Montanhas do Tumucumaque, do ICMbio. 

A Parceria Iepé - Apina: o “Programa Wajãpi”

IepéCom apoio do Iepé, desenvolvemos muitas atividades, na área de educação escolar, de educação em saúde, de formação em gestão, de valorização cultural, de fortalecimento do Apina e de controle ambiental da Terra Indígena Wajãpi.

Rainforest FoundationO Programa Wajãpi da Parceria Iepé-Apina recebe apoio da Rainforest Foundation da Noruega / RFN para as atividades de Formação em Gestão que ajudam os Wajãpi a entenderem e se prepararem para controlar a administração de todos os trabalhos do Apina. Os estagiários do Apina aprendem a cuidar de toda a documentação, a prestar contas e a fazer o acompanhamento dos convênios e projetos. Assim o Apina fica mais organizado e fortalecido. No seu escritório em Macapá, funciona o Fundo de Artesanato do Apina, que comercializa peças que vêm das aldeias para gerar renda para ajudar as comunidades. Essa é uma atividade que os diretores administram e que não depende dos não índios. Também existe o Fundo da Casa de Apoio, com o qual os Wajãpi que têm salário contribuem para manter a casa onde ficam hospedados em Macapá. Além disso, a diretoria do Apina se organizou para manter a vigilância e fiscalização da terra wajãpi criando o Fundo de Vigilância.  Com esse fundo são comprados materiais e suprimentos para manter a limpeza da picada nos limites da terra. Isso facilita a fiscalização feita pelos moradores dos limites e protege a terra das invasões dos não índios.